Categorie
Calcio

Modo Draft: a outra forma (ainda mais emocionante) de jogar a Liga Maisfutebol

Se leste os artigos que temos vindo a publicar sobre a LIGA MAISFUTEBOL, já sabes tudo o que há a saber sobre o nosso modelo clássico. O que talvez não saibas é que temos outro modelo de jogo. Pois é, além do clássico / salary cap – onde tens 100M para construir um plantel e competes contra todos os utilizadores – existe o modelo Draft.

O modelo Draft é o futuro das ligas de fantasia. Quem já jogou não quer outra coisa. Temos quase a certeza de que sentirás o mesmo depois de o experimentar. Vamos explicar-te como funciona.

No modelo Draft cada liga tem 10 participantes. Podes convidar 9 amigos ou abrir uma Liga Pública e esperar que outros 9 utilizadores se juntem. Cada uma das 10 equipas da tua Liga terá um plantel único, sem jogadores repetidos entre elas. Cada ronda é disputada como uma jornada real, um contra um, na luta pelos 3 pontos.

Mas vamos explicar tudo por pontos, para que não te escape nada.

Como tudo começa

Tudo começa quando vais criar uma nova equipa. Na web, vais à Home e escolhes opção «criar equipa». Quando estás a escolher a competição, na LIGA MAISFUTEBOL tens dois botões: «Joga Clássico» e «Joga Draft». Carregas na segunda opção. A seguir só tens de seguir os passos para criar a tua liga de Draft e convidar os teus amigos.

Se um amigo teu criou a liga, só tens de te juntar inserindo o código que ele te passou.

O comissário de uma liga de Draft é o responsável por definir a data e hora do draft. O draft é o momento em que as equipas escolhem os seus plantéis e só pode ter lugar quando a liga tiver os 10 participantes inscritos.

É importante que todos estejam presentes à hora do Draft, para escolherem os plantéis a seu gosto. Se alguém não puder estar presente, contudo, pode definir antecipadamente uma ordem de escolhas de jogadores, ou até confiar no nosso algoritmo de escolha automática.

O Draft propriamente dito

O momento do Draft é, provavelmente, o momento mais emocionante no mundo das ligas de fantasia. Os 10 participantes na liga são ordenados aleatoriamente e escolhem à vez, pela ordem definida, um jogador para o seu plantel. Cada utilizador tem 1 minuto e meio para cada escolha.

Quando o 10º tiver escolhido o seu primeiro jogador, a ordem volta para trás. O 10º volta a escolher, depois o 9º e assim sucessivamente até ao primeiro. E a ordem vai andando para lá e para cá, até que todas as equipas tenham completado os seus plantéis de 14 jogadores.

No fundo, é como fazer equipas no recreio da escola. Se o primeiro da ordem escolher o Bas Dost, mais ninguém pode ter o Bas Dost. Se o segundo escolhe o Jonas, mais ninguém pode ter o Jonas. Estás a perceber a lógica, certo?

Dos 14 jogadores do teu plantel, tens de ter jogadores de posições suficientes para fazer um onze com tática válida. Quanto ao banco de suplentes, até podem ser todos guarda-redes, se assim quiseres.

As jornadas

Depois de feitos os plantéis, a Liga Draft arranca na jornada seguinte. Se fizeres o draft a meio de uma jornada, só começa a contar pontos na próxima.

O sistema de pontuação dos jogadores é igual ao Modelo Clássico. A diferença é que aqui, a própria Liga de Draft tem confrontos diretos. Isto é, as 10 equipas de uma liga protagonizam cinco jogos, de equipa contra equipa. Imagina que a tua equipa fez 50 pontos, mas o teu adversário da jornada fez 51. Ele ganha 3 pontos e tu zero. Mesmo que nos outros jogos da vossa liga ninguém tenha feito mais do que tu. O que interessa é o confronto directo.

Jornada a jornada, não tens de ser melhor do que os outros 9 participantes. Só tens de ser melhor que o teu adversário dessa ronda, para levares os 3 pontos.

O mercado e as trocas

O momento do draft, de que já falámos, é muito importante. Mas o teu plantel não fica fechado aí. Poderás sempre contratar jogadores que estejam livres no mercado (isto é: que não foram escolhidos por nenhuma das 10 equipas). Na verdade, o mercado aqui não fecha. Podes contratar jogadores até ao momento em que a equipa deles começa a jogar.

Por exemplo, tinhas o Aboubakar. Mas quando sai o onze oficial do FC Porto, percebes que o Aboubakar não vai jogar porque se lesionou no aquecimento. Podes ir ao mercado e contratar alguém do Porto que esteja livre. E podes fazê-lo mesmo em cima da hora do jogo.

Além dos jogadores livres, podes fazer trocas com outras equipas da tua liga. Se a tua equipa está muito forte no ataque, mas fraca na defesa, podes propor a uma equipa uma troca. Tu dás um dos teus avançados e pedes um defesa em troca. E escolhes os jogadores exatos que queres envolver na troca. Claro que a outra equipa pode recusar a troca, mas não custa tentar.

Em relação ao mercado, há ainda um conceito importante: os waivers. Quando um jogo real começa, todos os jogadores que estiverem livres no mercado, das duas equipas envolvidas nesse jogo, ficam em estado waiver. É um mecanismo de proteção do mercado que vamos explicar melhor num outro artigo. Fica atento!

Como acaba (Play-off!)

O comissário de uma Liga de Draft define se está terá play-offs ou não. Caso não tenha, a liga desenrola-se de forma normal até ao fim e a equipa que acabar em primeiro lugar é campeã. Isto pode fazer com que o campeão seja decidido antes do fim, caso ele já leve muitos pontos de vantagem para o segundo.

Mas se o comissário decidir que há play-off, então a emoção dura até à última jornada! O play-off decorre nas três últimas jornadas da Liga e participam nele os seis primeiros classificados à jornada 31.

O primeiro e o segundo classificados estão automaticamente apurados para as meias-finais. Do terceiro ao sexto, jogam os quartos-de-final na jornada 32. Os dois vencedores desses jogos passam à meia-final, onde defrontarão o primeiro e o segundo. E os vencedores das meias jogam a final na última jornada.

O que isto quer dizer é que, mesmo que termines a época regular no 6º lugar, tens hipóteses de ser campeão se venceres o play-off!

Para concluir

A piada disto é mesmo juntarem-se 10 amigos a disputar uma liga onde todos têm equipas diferentes, sem jogadores repetidos. A picardia é intensa, a vitória é mais saborosa e a derrota, muitas vezes decidida no pormenor, é difícil de engolir. Se a jogabilidade parece complicada, não te assustes. Não melhor forma de aprender do que a jogar. E depois de experimentares este modelo, temos quase a certeza de que não vais querer outra coisa.

Bom jogo! Começa já!

Autore: Maisfutebol

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *

Questo sito usa Akismet per ridurre lo spam. Scopri come i tuoi dati vengono elaborati.